Durante a primeira sessão será proposto à reprodução de experiências como o experimento realizado por Eratóstenes
Cerca de 70 alunos do 7º, 8º e 9º ano da escola Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves foram selecionados para participarem do projeto de Astronomia “Planetários do Sul”, que é coordenado pelo planetário da UNIPAMPA – Bagé, com a colaboração dos planetários da UFRGS, UFSM, UCS, UFPel, Univates e UNIPAMPA – Uruguaiana. O mesmo é direcionado para estudantes e professores do Ensino Fundamental, e consiste em realizar sessões de planetários virtuais, em um primeiro momento, para o Rio Grande do Sul, e depois para o todo o país.
A professora convidada pelo planetário da Universidade de Caxias do Sul foi a docente Graziele Dall’Acua (Mestra em Ensino de Ciências e Matematica), que atua na escola florense, e estará orientando os estudantes da Escola Tancredo Neves durante a participação no projeto. Os professores orientadores vão participar através de uma sala do ZOOM e os estudantes pelo YOUTUBE, além da interação através dos grupos de WhatsApp. O primeiro momento acontece nesta terça-feira, dia 4, às 10h, através do link https://www.youtube.com/planetariodaunipampa. A sessão pelo YOUTUBE pode ser visualizada por qualquer pessoa.
Durante a primeira sessão será proposto à reprodução de experiências como o experimento realizado por Eratóstenes (no séc. III A.C). O experimento de Eratóstenes foi a primeira tentativa conhecida de se estimar a circunferência da Terra. A simplicidade do método e a exatidão do resultado encontrado oferece uma oportunidade interdisciplinar única, fundindo história, ciência, geografia e matemática numa atividade ao alcance de qualquer estudante. Também serão realizadas simulações através do uso de programas e softwares que simulam a posição do sol em diferentes partes do RS, com a possibilidade de explorar os conceitos de latitude e longitude.
“Os estudantes poderão vivenciar uma experiência única viajando rumo à Lua ou ao planeta Marte. Vale ressaltar que este é um excelente período para laçar missões ao planeta Marte. Experiências como essa, transformam o conhecimento do estudante, fazem com que o estudo seja ressignificado e a aprendizagem torne-se verdadeiramente significativo, destaca a professora Graziele Dall’Acua.
O Calendário Esportivo de Flores da Cunha para 2026, organiz... VER NOTÍCIA
O InTec – Núcleo de Extensão Educacional dar&aa... VER NOTÍCIA
A Subsecretaria de Desporto de Flores da Cunha passa a atender em n... VER NOTÍCIA
O Tabajara venceu Os Fronteiristas por 3x0 e conquistou o Campeonat... VER NOTÍCIA
As finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, nas categori... VER NOTÍCIA
O Torneio Aberto de Vôlei de Quadra de Flores da Cunha ocorre... VER NOTÍCIA